Mais de 100 famílias cristãs sofrem violência para negar Jesus em Bangladesh

  • 06/08/2025
Mais de 100 famílias cristãs sofrem violência para negar Jesus em Bangladesh
Mais de 100 famílias cristãs sofrem violência para negar Jesus em Bangladesh (Foto: Reprodução)

Desde a queda do governo da primeira-ministra Sheikh Hasina em agosto de 2024, Bangladesh mergulhou em instabilidade política e religiosa. Essa crise abriu espaço para uma onda de violência contra minorias religiosas, especialmente cristãos.

Segundo a Portas Abertas no Reino Unido, há registro de mais de 100 famílias pressionadas a renunciar à sua fé.

O caso de Amin*, que sobreviveu aos ataques que começaram em 5 de agosto de 2024, ilustra bem o caos no país.

"Por volta das 17h30, um grupo de extremistas destruiu e saqueou minha loja de decoração", disse ele. "Eles também ameaçaram me matar. Fiquei sabendo que o motivo dessa destruição era porque sou um seguidor de Jesus Cristo."

De acordo com parceiros no local da organização PA, há outros 36 casos verificados de ataques diretos a cristãos e suas propriedades.

Desde então, muitos cristãos foram forçados a se esconder por medo de perder suas vidas, enquanto os oponentes intensificavam a retórica contra eles.

“Alguns líderes muçulmanos estão retratando os cristãos como inimigos e promovendo a ideia de estabelecer um estado 100% islâmico”, diz Rajon*, um parceiro da Portas Abertas em Bangladesh.

“Essa agenda inclui converter cristãos de volta ao islamismo e atacar líderes religiosos e famílias para incutir medo e pressioná-los a renunciar à sua fé.”

“Alguns muçulmanos espalham intencionalmente falsidades sobre o cristianismo, levando a uma percepção distorcida da religião e fomentando a animosidade em relação aos seus seguidores.”

Instabilidade e injustiça

A prolongada instabilidade desses meses criou um ambiente propício para a ascensão de grupos extremistas. Nesse clima volátil, as minorias religiosas – cristãos, hindus e budistas – enfrentam uma vulnerabilidade ainda mais acentuada, tornando-se alvos fáceis em meio ao caos político e social.

Grupos islâmicos radicais, como Hefazat-e-Islam e Hizb ut-Tahrir, expandiram sua presença e poder. Há relatos de violência coletiva, conversões forçadas, ataques a locais de culto e vandalismo. Além disso, algumas dessas facções pressionam por legislações mais severas contra a blasfêmia, incluindo punições extremas.

Os convertidos do islamismo e membros de comunidades tribais – especialmente do grupo étnico cristão Bawm – nas regiões rurais do norte e oeste de Bangladesh figuram entre os mais atingidos pela violência.

Segundo parceiros da Portas Abertas, os ataques ocorrem impunemente: os agressores não são detidos, e a justiça permanece ausente.

“A falta de justiça e responsabilização dos perpetradores da perseguição agrava ainda mais a situação”, diz Rajon.

Futuro incerto

As eleições previstas para ocorrer entre dezembro de 2025 e junho de 2026 têm o potencial de redefinir a realidade dos cristãos em Bangladesh, seja intensificando os riscos ou abrindo caminhos para maior proteção e liberdade religiosa.

“Se partidos políticos de base religiosa islâmica assumirem o poder, acredita-se que a situação provavelmente se deteriorará. Se partidos políticos liberais assumirem o poder, há possibilidade de melhora, embora nada seja certo”, diz Rajon.

Bangladesh ocupa o 24º lugar na Lista Mundial de Perseguição da Portas Abertas, um ranking anual que destaca os 50 países onde os cristãos enfrentam os níveis mais intensos de perseguição.

Embora o islamismo seja a religião oficial, a constituição do país assegura, em teoria, igualdade de direitos e liberdade religiosa para hindus, cristãos, budistas e outras minorias.

No entanto, grupos de pressão vêm propondo mudanças constitucionais, e muitos cristãos temem que tais reformas resultem em uma erosão ainda maior das liberdades religiosas já fragilizadas.

 

* Nomes alterados por motivos de segurança

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/mais-de-100-familias-cristas-sofrem-violencia-para-negar-jesus-em-bangladesh.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes